quarta-feira, 29 de julho de 2009

Historias - McLaren

Categories: , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,


McLaren é uma das equipes mais bem sucedidas e mais vitoriosas da historia da F1,teve varios pilotos e os de destaques são : Emerson Fittipaldi, Niki Lauda, Alain Prost , Ayrton Senna , Mika Häkkinen  e o Lewis Hamilton. 
A equipe por ser uma das bem mais sucedidas tem esse numeros:Vitorias:162, Titulos de Pilotos:12(1974, 1976, 1984, 1985, 1986, 1988, 1989, 1990, 1991, 1998, 1999, 2008), Titulos de Construtores:8(1974, 1984, 1985, 1988, 1989, 1990, 1991, 1998), Voltas Rapidas:137.
A atual equipe é formada de uma fusão do Bruce McLaren Motor Racing com Ron Dennis' s isso em 1981.Logo depois da fusão Ron Dennis's organizou uma equipe com uma parte do acionistas originais da McLaren assim conseguil toma o controle da equipe.




  • Começo(1960)
 Em 1963 foi criada a McLaren,o jovem piloto neozelandês Bruce McLaren ao lado de seu amigo Teddy Mayer criou a equipe McLaren, atualmente a segunda mais tradicional da Fórmula 1 - atrás apenas da Ferrari, que estreou na categoria em 1950.No começo para A McLaren foi dificil a prova disso foi a primeira vitoria que foi vim apenas em 1968 em Spa com o seu fundador ao volant.O Fundador morreu aos 33 anos em Goodwood na Inglaterra em um teste isso em 1970.
  Antes disso em 1966 e 1967 a equipe correu apenas com um carro,já em 1968 o Bruce tinha outro piloto junto a ele Denny Hulme que pilotou na McLaren e na Cam-Am no mesmo ano .Depois da primeira vitoria da equipe já comentada veio as outras duas vitorias pela equipe que o Denny Hulme venceu,foram o Grande Premio da Italia e do Canada.

  • 1970
 O começo da decada foi muito desastroza, a equipe tinha entrado pela 1° vez no indy 500,no treino o Denny Hulme queimo um pouco as mãos e teve que ser substituido pelo Peter Reveson.
  Em 2 de junho veio o acidante fatal do Bruce.Depois de 3 anos (1971,72 e 73) veio o primeiro titulo com o Brasileiro Emerson Fittipaldi,além disso em 1974 a McLaren ganhou também o Titulo de constrtores,e também conseguil vencer as 500 milhas de indianapolis com o piloto Johnny Rutherford,e neste ano a McLaren era dirigida por Teddy Mayer, assim  foi um otimo ano para a McLaren.
  Já em 1975 continuo a briga pelo os titulos seguidos mesmo assim a McLaren não conseguil tirar o titulo de Condutores do Niki Lauda,ficando em 2°lugar com Emerson Fittipaldi.
Em 76 veio o 2° Titulo com o piloto James Hunt substituindo o Fittipaldi.Logo veio 1977 talvez fosse um ano inteiro da McLaren causa dos carros,no começo da temporada a McLaren do James Hunt conquistou 3 vitorias com a  troca do M23 para o M26 foi um desastre que causou muito e muitos problemas.Na decadencia em 79 a McLaren  não conquistou nada.


  • 1980 e Começo dos anos 90 o dominio



Começa a melhor era da McLaren,mas começa fraco causa de quase nenhuma conquista nos ultimos anos, as coisas melhoram quando o time se uniu à equipe de F-2, a Project 4, de Ron Dennis. Também dividam o comando, o projetista John Barnard, Creighton Brown e Tyler Alexander.Mas no começo houve um pouco de confusão entre os fãns da McLarenque mudou a nomenclatura "MP4 / x", ou desde 2001 "MP4-x".De fato o MP4 era inicialmente "M arlboro P ROJECT 4".
O periodo de maior sucesso da equipe foi com o comando do Ron Dennis,En 1981 motivado com a vitória de Watson em Silverstone, em 1981, a Phillip Morris - patrocinadora e parceira do time - resolveu bancar o retorno do bicampeão Niki Lauda para o lugar de Prost - que foi para a Renault.
No final de 82, Mayer e Alexander venderam suas partes da equipe e Dennis foi buscar alternativas para seguir na F-1. O inglês conseguiu um acordo com Mansour Ojjeh, que comprou parte da McLaren e resolveu bancar, através de sua empresa, a TAG (Techiniques d'Avant Grade), o desenvolvimento de novas tecnologias.Lauda foi o principal responsável pelo desenvolvimento dos motores TAG (que nada mais eram do que propulsores fabricados pela Porsche, mas rebatizados) e também dos primeiros carros construídos inteiramente com fibra de carbono da Fórmula 1.
Em 1984 o Niki Lauda Venceu e ganhou o titulo de condutores e construtores o mesmo aconteceu com Ailan Prost em 85 que conquista o seu 1° titulo mundial e novamente os construtores já em 1986 a McLaren não conquista o Titulo de construtores embora Prost ganhou novamente o Tiulo de Condutores.


Depois de perder os ultimos dois titulos de construtores para a Williams em 1986 e 1987,depois distoa McLaren consegue mudar o apoio da honda para eles a partir de 88,neste ano a McLaren conquistou 15 de 16 corridas do campeonato tendo como o Campeão o Brasileiro Ayrton Senna.Em 1989 McLaren apesar das inumeras brigas entres seus pilotos o Francês conseguil arrancar o titulo no ultimo Gp do Ano em Suzuka no Japão quando iriam fazer o "S" Ailan Prost toca com o Ayrton Senna fazendo com que o Francês ficasse fora da corrida e senna tivesse que ir para os boxes perdendo a 1° posição e o campeonato,ali foi considerado o auge da rivelidade entre os dois,Logo depois Ailan Prost deixou a McLaren ir para a Ferrari.
Senna conquistou o Titulo de Condutores e Construtores nos 2 anos contra as Williams em especial Nigel Mansell.

  • Meados da década de 90 o declinio
Começando a Temporada 1992 a posição dominante foi se acabando com o par de Williams ganhando ,talvez um dos fatores pelo fraco desempenho seria a saida dos motores Honda.Já em 1993 a McLaren pede os motores Ford,embora sejam competitivos nas mãos do Senna com o Americano Mario Andretti foi um desastre total conseguindo apenas 7 pontos,antes do final da temporada ele foi substituido pelo jovem Finlandês Mika Häkkinen,com a troca de motor Ford para Lamborghini,Nofinal da temporada Senna conquista 2 vitorias indo depois para Williams.
Em 94 e 95  foi um desastre causa dos motores Peugeot,logo depois o Ex-Campeão Mundial Nigel Mansell tentou pilotar mas não teve sucesso com o carro e foi substituido pelo Mark Blundell.
Em 96 foi o fim de uma parceria que dividia as cores do carro que entre McLaren e a Marlboro, e o famoso carro vermelho e preto desapareceu da f1.




  • Final da década de 90 McLaren ressurge
Enquanto a Williams dominava as Temporadas de 96 e 97 a McLaren da seus passos lentamente e cuidadosamente,enquanto a Mercedes lhe fornecia os motores e os pilotos Häkkinen e Coulthard,Apesra da McLaren ter conquistado o Grande Premio da Australia não foi suficiente para ser competitivo.Em 1998 Häkkinen consegue o titulo de condutores e construtores com 100 pontos.Apesar de ser considerado uma equipe forte ele teve uma ajuda do Michael Schumacher.
Em 1999 McLaren leva o titulo de condutores mas a ferrari leva a de construtores foi considerado uma Temporada dificil mesmo assim conseguil levar
 

  • 2000
Mesmo com muito esforço a McLaren não conseguil para a Ferrari e o Michael Schumacher.

Em 2000 nesta temporada a McLaren quase conseguila 3°seguida mas o schumacher conseguil no fina de contas.Em 2001 Mika Häkkinen fico abaixo do seu companheiro de equipe David Coulthard asssim schumacher domino tudo tirando todas as chances da McLaren conseguir algo neste ano.Em 2002 Häkkinen sai da equipe e abre as portas para o promissor piloto também Finlandês Kimi Raikkonen mesmo assim Schumacher ganhou outro Titulo e a McLaren só conquistou uma vitoria neste ano e 4 vitorias desde 2000.
Já em 2003 nas duas primeiras corridas eles conquistam vitorias uma para o Raikkonen e outra para o Coulthard mas depois de algumas corridas o carro da McLaren começou a ter varios e varios problemas tirando o talvez Titulo deles.Em 2004 o carro esta redesanhado com tudo novo mas não se conseguil acompanhar o ritmo das ferrari do Mchael Schumacher e do Rubens Barrichello.A McLaren conquistou uma vitoria no circuito de Spa com o Raikkonen,pode ser diser que foi fantastico em comparação do que vinha fazendo o schumacher que conseguil 13 das 18 corridas um recorde de mais vitorias em uma temporada.
Chega 2005 neste ano sai o Coulthard para entrada do Comlombiano Juan Pablo Montoya nesta temporada a McLaren tinha tudo para conseguir mas com muito azar conseguil perde para as renault que se aprveitaramdos erros e conquistou o Titulo com o Fernando Alonso.
  • 2006
Em 2006 a McLaren vinha com pinta que não iria perde mas a superioridade das Renault e Ferrari fez com que eles não ganhasse siquer uma prova,Ainda nesta temporada teve a noticia que o Heptacampeão Michael Schumacher iria se aposentar assim a Ferrari na metade do ano falou em contratação do Kimi Raikkonen e Juan Pablo Montoya iria sair da equipe para ir para Nascar.


  • 2007
Em 2007 eles viram um otimo piloto disponivel então contrataram foi ele o Ferando Alonso ao lado dele tinham o novato Lewis Hamilton,os dois pilotos ganharam cada um 4 corridas,no final da Temporada

a Equipe foi acusada de espionagem e outros assim a FIA triou todos os pontos da Equipe que ela somou durante o ano e iria somar até o final do ano mas não tirou os pontos dos pilotos,na ultima corrida o alonso quase conseguil o Titulo chegando em 7° e o necessario para ganhar era o 5° lugar mas não conseguil assim o Kimi Raikonen ganhou o seu 1° Titulo Mundial de Pilotos.No final a McLaren cancelou o contrato com alonso sem precisar de multa sem consentimento de nenhums dos lados.



  • 2008
Em 2008 a McLaren contratou o Heikki Kovalainen que pilotaria ao lado do Hamilton.No 1° Gp em Australia a Equipe viu os dois pilotos no podio o Hamilton em 1° e o Kovalainen em 3°  tudo paracia ir bem mas o Mundial de Construtures não estva a ir,eles estavam a ver as duas ferraris a ganhar espaço a cada corrida até que chegou a ultima e decisiva corrida em Interlagos todos viram uma emocionante final até que Sebastia Vettel passou o Lewis assim deixando o campeonato para o Brasileiro Felipe Massa mas na ultima curva o Hamilton consegue ultrapassar o Timo Glaock que tinha pneu de pista seca e estava chovendo assim o Titulo de Pilotos foi para o Hamilton mas o de Construtores foi para a Ferrari.

Gostou do post??? Envie para um amigo!

Posts Relacionados

Nenhum Comentario sobre "Historias - McLaren"

Postar um comentário