quinta-feira, 15 de abril de 2010

Formula 1 vs IRL

Categories: , ,

Formula 1 nunca teve grandes concorrentes, principalmente agorá que é o maior "esporte" automobilistico, mas todo mundo que já assistiu uma corrida da Formula Indy deve ter perguntado, quem é melhor Formula 1 ou Formula Indy?

Essa é uma pergunta dificil de ser respondida sem levar em conta a sua propia opinião, mas aqui separei pontos fortes das duas grandes categorias, que eu aprecio muito:

  • Formula 1
Logo da Formula 1
Começar pela a mais famosa, a Formula 1, toda hora que alguém fala de carro rápido, logo vem a cabeça a Formula 1.

Um ponto forte, muito forte é tradição, das equipes e dos circuitos, que vem de muito antigamente, ou melhor desde 1950. A Ferrari por exemplo, ou melhor uma nem muita antiga, Williams, ela já é muito tradicional, por vários e vários anos competindo por titulo

Outro ponto que devemos ressaltar é o fato da Formula 1 ter tido sempre pilotos rápidos, e maioria dos pilotos que teve a curiosidade de correr na IRL, ganhou campeonatos.

A rivalidade na Formula 1 sempre foi muito grande, principalmente entre equipes e pilotos, e isso é uma das coisas que os fãs gostam. Temos Senna e Prost, Schumacher e Hakkinen, Fittipaldi e Stewart e também algumas novas, Hamilton e Alonso.


Formula 1 em Bahrein
E por ultimo e não menos importante, é que a Formula 1 tem pistas em muitos lugares na Mundo enquanto a IRL é muito presa aos EUA, e isso pesa muito, a Formula 1 com isso ganha muitos e muitos fãs no mundo inteiro.

  • Formula Indy
Logo da Indy Car Series, ou FI
Formula Indy é uma categoria que eu gosto muito, e acredito que um dia poderá brigar de igual para igual com F1 ou até ser a categoria mais importante do mundo.

Mas isso dependerá de quando eles começarem a colocar corrida no resto do mundo, não apenas no EUA, Brasil, Japão e Austrália. Espero um dia ver as duas categorias competindo em uma 500 milhas...quem sabe

Vamos aos pontos, Formula Indy ganha (ou ganhava) no quesito competividade, quem nunca viu briga na Formula Indy até na ultima volta, principalmente pelo o 1° lugar.

Outro ponto, é com certeza a extrema velocidade alcaçanda em Formula Indy, aos 380km\h alguns chegam aos extremos 395km\h. E claro que isso chama muito a atenção.

Formula Indy em sua corrida, aqui em São Paulo
Apesar dos circuitos da Indy serem meios chatos, sempre há exceções, por exemplo a extensa e famosa Indianapolis, ou ainda Infineon Raceway.

É isso ai, não quis adentrar mais no assunto, principalmente por não saber muito sobre a IRL, mesmo assim passei um pouco do que as duas categorias tem de melhor.

Ah é, a minha preferencia entre as duas, é com certeza a Formula 1, apesar que a Formula Indy muito, muito boa.

Aqui alguns vídeos das duas categorias: 


F1:



Indy:

Gostou do post??? Envie para um amigo!

Posts Relacionados

1 Comentarios sobre Formula 1 vs IRL

16 de abril de 2010 às 10:54

Nao costumo dar muita importancia à IRL mas seria interessante a F1 ter uma categoria com quem podesse "lutar" por categoria rainha do desporto automovel.

Grande Abraço!

Kimi_Cris

Postar um comentário