
Minardi Formula One (1985-1993)
Em 1985, Giancarlo Minardi, que já era dono de equipe, resolve colocar uma escuderia com o seu sobrenome na F-1. Na primeira temporada, Pierluigi Martini, vindo da Toleman, foi contratado, mas o primeiro carro da Minardi, equipado com motores Motori Moderni, não vingou, e o time de Faenza não somou um único ponto.
Em 1986, Martini sai da Minardi para dar lugar a Alessandro Nannini e Andrea De Cesaris, ex-Ligier. Novamente, a equipe fica em branco.
No ano de 1987, De Cesaris abandona a Minardi e dá lugar ao espanhol Adrián Campos. Nannini fica no time, mas ele e Campos fazem má temporada e a Minardi, ainda em parceria com a Motori Moderni, continua sem seus sonhados pontos.
Na temporada de 1988, Adrián Campos permanece no time, e com ele outro espanhol, Luis Perez-Sala, é contratado. Campos atuou em apenas cinco corridas (largou em duas e não se classificou para três) e é sacado da equipe para contar com a volta de Pierluigi Martini. Com motores Ford, a Minardi sai da seca de pontos, quando Martini chega em sexto no GP dos EUA.
Martini e Sala permanecem para 1989, e outro piloto italiano, Paolo Barilla, substituiu seu compatriota em uma corrida (GP do Japão). Na temporada, a Minardi viveu seus anos dourados, vendo Martini chegar em quinto no GP da Inglaterra e no GP de Portugal, e em sexto no GP da Austrália. Foi em terras lusitanas que a Minardi realizou sua maior façanha: liderar uma corrida. Foi apenas uma volta, mas "valeu o ingresso".
Em 1990, Martini e Barilla permanecem, mas o último é demitido da equipe após não se classificar para o GP da Espanha. Assim como seus compatriotas, Gianni Morbidelli (substituto de Barilla) não conseguiu somar pontos. Martini conseguiu outro feito: largou na segunda posição em Phoenix, atrás de Gerhard Berger, da McLaren.
Para 1991, a Ferrari fornece motores à Minardi, e o time de Faenza mantém Martini e Morbidelli, que não corre na Austrália - ocupou o lugar de Alain Prost na Ferrari -, dando lugar a Roberto Pupo Moreno.
Em 1992, Martini deixa a Minardi e vai para a Dallara, e o brasileiro Christian Fittipaldi é contratado, Morbidelli volta à Minardi (agora com um contrato em tempo integral) e outro italiano, Alessandro Zanardi, substitui Christian em três corridas. Com motores Lamborghini, a equipe fica com um único ponto, empatando com Jordan e Larrousse.
Para 1993, a Minardi recontrata Martini, substituindo o ineficiente Fabrizio Barbazza e mantém Christian Fittipaldi, que definiu o carro (o Minardi M193) como uma "Máquina mortífera". No GP da Itália, Christian protagonizou um looping espetacular ao tocar na traseira do carro de Martini. Mesmo assim, o brasileiro chegou em oitavo. Depois do GP de Portugal, o sobrinho de Emerson Fittipaldi é substituído pelo francês Jean-Marc Gounon, por um motivo: o suporte financeiro do francês era superior ao de Christian
Em 1986, Martini sai da Minardi para dar lugar a Alessandro Nannini e Andrea De Cesaris, ex-Ligier. Novamente, a equipe fica em branco.
No ano de 1987, De Cesaris abandona a Minardi e dá lugar ao espanhol Adrián Campos. Nannini fica no time, mas ele e Campos fazem má temporada e a Minardi, ainda em parceria com a Motori Moderni, continua sem seus sonhados pontos.
Na temporada de 1988, Adrián Campos permanece no time, e com ele outro espanhol, Luis Perez-Sala, é contratado. Campos atuou em apenas cinco corridas (largou em duas e não se classificou para três) e é sacado da equipe para contar com a volta de Pierluigi Martini. Com motores Ford, a Minardi sai da seca de pontos, quando Martini chega em sexto no GP dos EUA.
Martini e Sala permanecem para 1989, e outro piloto italiano, Paolo Barilla, substituiu seu compatriota em uma corrida (GP do Japão). Na temporada, a Minardi viveu seus anos dourados, vendo Martini chegar em quinto no GP da Inglaterra e no GP de Portugal, e em sexto no GP da Austrália. Foi em terras lusitanas que a Minardi realizou sua maior façanha: liderar uma corrida. Foi apenas uma volta, mas "valeu o ingresso".
Em 1990, Martini e Barilla permanecem, mas o último é demitido da equipe após não se classificar para o GP da Espanha. Assim como seus compatriotas, Gianni Morbidelli (substituto de Barilla) não conseguiu somar pontos. Martini conseguiu outro feito: largou na segunda posição em Phoenix, atrás de Gerhard Berger, da McLaren.
Para 1991, a Ferrari fornece motores à Minardi, e o time de Faenza mantém Martini e Morbidelli, que não corre na Austrália - ocupou o lugar de Alain Prost na Ferrari -, dando lugar a Roberto Pupo Moreno.
Em 1992, Martini deixa a Minardi e vai para a Dallara, e o brasileiro Christian Fittipaldi é contratado, Morbidelli volta à Minardi (agora com um contrato em tempo integral) e outro italiano, Alessandro Zanardi, substitui Christian em três corridas. Com motores Lamborghini, a equipe fica com um único ponto, empatando com Jordan e Larrousse.
Para 1993, a Minardi recontrata Martini, substituindo o ineficiente Fabrizio Barbazza e mantém Christian Fittipaldi, que definiu o carro (o Minardi M193) como uma "Máquina mortífera". No GP da Itália, Christian protagonizou um looping espetacular ao tocar na traseira do carro de Martini. Mesmo assim, o brasileiro chegou em oitavo. Depois do GP de Portugal, o sobrinho de Emerson Fittipaldi é substituído pelo francês Jean-Marc Gounon, por um motivo: o suporte financeiro do francês era superior ao de Christian
Minardi, Scuderia Italia e Fondmetal (1994-2000)

Após tantas lutas, a Minardi voltou ao fundo do grid. Pierluigi Martini, aos 34 anos, mesmo muito respeitado por todos no "circo", estava fora de ritmo, e Giancarlo Minardi o substituiu pelo português Pedro Lamy. O lusitano salvou a pátria na Austrália, com um sexto lugar, ficando à frente de Martini e de Luca Badoer.
1996 é considerado um dos piores anos da história da Minardi. Quatro pilotos (Pedro Lamy, Giancarlo Fisichella, Tarso Marques e Giovanni Lavaggi) se revezaram no cockpit. Antes, o japonês Taki Inoue havia assinado com a Minardi, mas um patrocinador cancelou esse contrato. No fim, nada de pontos.
Em 1997, o japonês Ukyo Katayama, vindo da Tyrrell, é contratado pela Minardi, e seu companheiro, no início do certame, foi o estreante Jarno Trulli. Depois do GP do Canadá, Trulli vai para a Prost, e Tarso Marques retorna. Porém, nada dá certo.
Na temporada de 1998, o jovem argentino Esteban Tuero e o japonês Shinji Nakano disputaram o certame, mas eles também não tiveram sucesso. Para 1999, Tuero sai para a volta de Badoer, e Nakano abandona a F-1, dando lugar ao espanhol Marc Gené. No GP do Brasil, o francês Stéphane Sarrazin tem sua chance, mas bate logo em seguida. Badoer perde a chance de pontuar no GP da Europa, quando o motor de seu carro quebrou. Gené marcou o único ponto da equipe após resistir bravamente aos ataques do irlandês Eddie Irvine, da Ferrari.
Em 2000, Gené permanece e o argentino Gastón Mazzacane é contratado. A dupla não agrada e o time, equipado com motores próprios, não pontua

Na temporada de 1998, o jovem argentino Esteban Tuero e o japonês Shinji Nakano disputaram o certame, mas eles também não tiveram sucesso. Para 1999, Tuero sai para a volta de Badoer, e Nakano abandona a F-1, dando lugar ao espanhol Marc Gené. No GP do Brasil, o francês Stéphane Sarrazin tem sua chance, mas bate logo em seguida. Badoer perde a chance de pontuar no GP da Europa, quando o motor de seu carro quebrou. Gené marcou o único ponto da equipe após resistir bravamente aos ataques do irlandês Eddie Irvine, da Ferrari.
Em 2000, Gené permanece e o argentino Gastón Mazzacane é contratado. A dupla não agrada e o time, equipado com motores próprios, não pontua
European Minardi (2001-2005)
Já em 2001, Tarso Marques retorna à Minardi, e seu companheiro foi o espanhol Fernando Alonso, que mais tarde seria bicampeão de F-1. No entanto, Tarso tem um desempenho medíocre e é substituído pelo malaio Alex YoonNo começo de 2004, o húngaro Zsolt Baumgartner é contratado pela Minardi, e seu desempenho em relação ao seu companheiro Gianmaria Bruni é um pouco melhor. No final, o último lugar, com um só ponto, conquistado por Baumgartner.
Em sua última temporada, a Minardi contrata o holandês Christijan Albers e o austríaco Patrick Friesacher. No começo, nada muda, mas foi no insípido Grande Prêmio dos Estados Unidos, em Indianápolis, disputado com apenas seis carros, que a equipe conseguiu seu melhor desempenho: Albers chegou em quinto (melhor posição do holandês na carreira) e Friesacher cruzou a linha de chegada em sexto - a melhor posição de chegada do austríaco. Depois do GP inglês, o austríaco, sem mais dinheiro para o caixa do time, é substituído por outro holandês, Robert Doornbos, que não segue os passos de Albers e fica em branco. No fim, a Red Bull compra todo o patrimônio da Minardi, pondo fim a uma história de vinte anos, 38 pontos, 346 corridas, uma volta na liderança, uma largada na primeira fila e uma coleção de erros.
Resultados da Equipe:
Ano | Piloto | Carro | Pontos | Part | NQ | NL | Poles | 1º | 2º | 3º | VMR | Ab | Camp |
1985 | MARTINI Pierluigi | Minardi M185 Mot.Moderni | 0 | 15 | 1 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 12 | 0 |
1986 | DE CESARIS Andrea | Minardi M186 Mot.Moderni | 0 | 15 | 1 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 14 | 0 |
- | NANNINI Alessandro | Minardi M186 Mot.Moderni | 0 | 15 | 1 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 14 | 0 |
1987 | NANNINI Alessandro | Minardi M187 Mot.Moderni | 0 | 16 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 13 | 0 |
- | CAMPOS Adrian | Minardi M187 Mot.Moderni | 0 | 15 | 0 | 1 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 14 | 0 |
1988 | SALA Luis | Minardi M188 Ford C. | 0 | 14 | 2 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 7 | 0 |
- | CAMPOS Adrian | Minardi M188 Ford C. | 0 | 2 | 3 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 1 | 0 |
- | MARTINI Pierluigi | Minardi M188 Ford C. | 1 | 9 | 2 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 4 | 0 |
1989 | MARTINI Pierluigi | Minardi M189 Ford C. | 5 | 15 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 9 | 0 |
- | BARILLA Paolo | Minardi M189 Ford C. | 0 | 1 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 1 | 0 |
- | SALA Luis | Minardi M189 Ford C. | 1 | 12 | 4 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 8 | 0 |
1990 | MORBIDELLI Gianni | Minardi M190 Ford C. | 0 | 2 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 2 | 0 |
- | BARILLA Paolo | Minardi M190 Ford C. | 0 | 8 | 6 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 4 | 0 |
- | MARTINI Pierluigi | Minardi M190 Ford C. | 0 | 16 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 9 | 0 |
1991 | MARTINI Pierluigi | Minardi M191 Ferrari | 6 | 16 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 7 | 0 |
- | MORBIDELLI Gianni | Minardi M191 Ferrari | 0 | 15 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 8 | 0 |
- | MORENO Roberto | Minardi M191 Ferrari | 0 | 1 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 1 | 0 |
1992 | FITTIPALDI Christian | Minardi M192 Lamborghini | 1 | 10 | 3 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 4 | 0 |
- | ZANARDI Alex | Minardi M192 Lamborghini | 0 | 1 | 2 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 1 | 0 |
- | MORBIDELLI Gianni | Minardi M192 Lamborghini | 0 | 15 | 1 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 6 | 0 |
1993 | MARTINI Pierluigi | Minardi M193 Lamborghini | 0 | 8 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 4 | 0 |
- | BARBAZZA Fabrizio | Minardi M193 Lamborghini | 2 | 8 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 5 | 0 |
- | GOUNON Jean-Marc | Minardi M193 Lamborghini | 0 | 2 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 2 | 0 |
- | FITTIPALDI Christian | Minardi M193 Lamborghini | 5 | 14 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 4 | 0 |
1994 | MARTINI Pierluigi | Minardi M194 Ford C. | 4 | 16 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 7 | 0 |
- | ALBORETO Michele | Minardi M194 Ford C. | 1 | 16 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 10 | 0 |
1995 | BADOER Luca | Minardi M195 Ford C. | 0 | 17 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 8 | 0 |
- | LAMY Pedro | Minardi M195 Ford C. | 1 | 8 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 2 | 0 |
- | MARTINI Pierluigi | Minardi M195 Ford C. | 0 | 9 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 5 | 0 |
1996 | LAMY Pedro | Minardi M195B Ford C. | 0 | 16 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 8 | 0 |
- | FISICHELLA Giancarlo | Minardi M195B Ford C. | 0 | 8 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 5 | 0 |
- | MARQUES Tarso | Minardi M195B Ford C. | 0 | 2 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 2 | 0 |
- | LAVAGGI Giovanni | Minardi M195B Ford C. | 0 | 3 | 3 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 1 | 0 |
1997 | MARQUES Tarso | Minardi M197 Hart | 0 | 9 | 0 | 1 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 5 | 0 |
- | TRULLI Jarno | Minardi M197 Hart | 0 | 7 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 3 | 0 |
- | KATAYAMA Ukyo | Minardi M197 Hart | 0 | 17 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 9 | 0 |
1998 | NAKANO Shinji | Minardi M198 Ford C. | 0 | 16 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 6 | 0 |
- | TUERO Esteban | Minardi M198 Ford C. | 0 | 16 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 12 | 0 |
1999 | BADOER Luca | Minardi M01 Ford C. | 0 | 15 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 9 | 0 |
- | SARRAZIN Stephane | Minardi M01 Ford C. | 0 | 1 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 1 | 0 |
- | GENE Marc | Minardi M01 Ford C. | 1 | 16 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 9 | 0 |
2000 | MAZZACANE Gaston | Minardi M02 Fondmetal | 0 | 17 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 5 | 0 |
- | GENE Marc | Minardi M02 Fondmetal | 0 | 17 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 7 | 0 |
2001 | MARQUES Tarso | Minardi PS01 European | 0 | 13 | 1 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 7 | 0 |
- | YOONG Alex | Minardi PS01 European | 0 | 3 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 2 | 0 |
- | ALONSO Fernando | Minardi PS01 European | 0 | 17 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 8 | 0 |
2002 | YOONG Alex | Minardi PS02 Asiatech | 0 | 11 | 3 | 1 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 7 | 0 |
- | DAVIDSON Anthony | Minardi PS02 Asiatech | 0 | 2 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 2 | 0 |
- | WEBBER Mark | Minardi PS02 Asiatech | 2 | 16 | 0 | 1 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 7 | 0 |
2003 | KIESA Nicolas | Minardi PS03 Ford C. | 0 | 5 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 |
- | VERSTAPPEN Jos | Minardi PS03 Ford C. | 0 | 16 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 6 | 0 |
- | WILSON Justin | Minardi PS03 Ford C. | 0 | 11 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 6 | 0 |
2004 | BRUNI Gianmaria | Minardi PS04 Ford C. | 0 | 18 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 9 | 0 |
- | BAUMGARTNER Zsolt | Minardi PS04 Ford C. | 1 | 18 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 7 | 0 |
2005 | FRIESACHER Patrick | Minardi PS05 Cosworth | 3 | 11 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 6 | 0 |
- | ALBERS Christijan | Minardi PS05 Cosworth | 4 | 19 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 5 | 0 |
- | DOORNBOS Robert | Minardi PS05 Cosworth | 0 | 8 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 2 | 0 |
Ano | Equipe |
1985 | Minardi |
1986 | Minardi |
1987 | Minardi |
1988 | Minardi |
1989 | Minardi |
1990 | Minardi |
1991 | Minardi |
1992 | Minardi |
1993 | Minardi |
1994 | Minardi |
1995 | Minardi |
1996 | Minardi |
1997 | Minardi |
1998 | Minardi |
1999 | Minardi |
2000 | Minardi |
2001 | Minardi |
2002 | Minardi |
2003 | Minardi |
2004 | Minardi |
2005 | Minardi |
Pilotos que passaram na equipe:
1985- MARTINI Pierluigi
1986 -DE CESARIS Andrea - NANNINI Alessandro
1987 -CAMPOS Adrian - NANNINI Alessandro
1988 -CAMPOS Adrian - MARTINI Pierluigi - SALA Luis
1989- BARILLA Paolo - MARTINI Pierluigi - SALA Luis
1990- BARILLA Paolo - MARTINI Pierluigi - MORBIDELLI Gianni
1991- MARTINI Pierluigi - MORBIDELLI Gianni - MORENO Roberto
1992- FITTIPALDI Christian - MORBIDELLI Gianni - ZANARDI Alex
1993- BARBAZZA Fabrizio - FITTIPALDI Christian - GOUNON Jean-Marc - MARTINI Pierluigi
1994- ALBORETO Michele - MARTINI Pierluigi
1995- BADOER Luca - LAMY Pedro - MARTINI Pierluigi
1996- FISICHELLA Giancarlo - LAMY Pedro - LAVAGGI Giovanni - MARQUES Tarso
1997- KATAYAMA Ukyo - MARQUES Tarso - TRULLI Jarno
1998- NAKANO Shinji - TUERO Esteban
1999- BADOER Luca - GENE Marc - SARRAZIN Stephane
2000- GENE Marc - MAZZACANE Gaston
2001- ALONSO Fernando - MARQUES Tarso - YOONG Alex
2002- DAVIDSON Anthony - WEBBER Mark - YOONG Alex
2003- KIESA Nicolas - VERSTAPPEN Jos - WILSON Justin
2004- BAUMGARTNER Zsolt - BRUNI Gianmaria
2005- ALBERS Christijan - DOORNBOS Robert - FRIESACHER Patrick
Nenhum Comentario sobre "Minardi"
Postar um comentário