Todo mundo falando das novas equipes para 2010,mas lendo sobre equipes antigas lembrei de uma que apesar de não ter nenhum grande resultado se mostra muito querida pelos os fãns de F1 que é a Minardi,assim eu vou contar um pouco sobre a historia e a passagem dela na F1 onde ficou mais famosa.
Minardi Formula One (1985-1993)
Em 1985, Giancarlo Minardi, que já era dono de equipe, resolve colocar uma escuderia com o seu sobrenome na F-1. Na primeira temporada, Pierluigi Martini, vindo da Toleman, foi contratado, mas o primeiro carro da Minardi, equipado com motores Motori Moderni, não vingou, e o time de Faenza não somou um único ponto.
Em 1986, Martini sai da Minardi para dar lugar a Alessandro Nannini e Andrea De Cesaris, ex-Ligier. Novamente, a equipe fica em branco.
No ano de 1987, De Cesaris abandona a Minardi e dá lugar ao espanhol Adrián Campos. Nannini fica no time, mas ele e Campos fazem má temporada e a Minardi, ainda em parceria com a Motori Moderni, continua sem seus sonhados pontos.
Na temporada de 1988, Adrián Campos permanece no time, e com ele outro espanhol, Luis Perez-Sala, é contratado. Campos atuou em apenas cinco corridas (largou em duas e não se classificou para três) e é sacado da equipe para contar com a volta de Pierluigi Martini. Com motores Ford, a Minardi sai da seca de pontos, quando Martini chega em sexto no GP dos EUA.
Martini e Sala permanecem para 1989, e outro piloto italiano, Paolo Barilla, substituiu seu compatriota em uma corrida (GP do Japão). Na temporada, a Minardi viveu seus anos dourados, vendo Martini chegar em quinto no GP da Inglaterra e no GP de Portugal, e em sexto no GP da Austrália. Foi em terras lusitanas que a Minardi realizou sua maior façanha: liderar uma corrida. Foi apenas uma volta, mas "valeu o ingresso".
Em 1990, Martini e Barilla permanecem, mas o último é demitido da equipe após não se classificar para o GP da Espanha. Assim como seus compatriotas, Gianni Morbidelli (substituto de Barilla) não conseguiu somar pontos. Martini conseguiu outro feito: largou na segunda posição em Phoenix, atrás de Gerhard Berger, da McLaren.
Para 1991, a Ferrari fornece motores à Minardi, e o time de Faenza mantém Martini e Morbidelli, que não corre na Austrália - ocupou o lugar de Alain Prost na Ferrari -, dando lugar a Roberto Pupo Moreno.
Em 1992, Martini deixa a Minardi e vai para a Dallara, e o brasileiro Christian Fittipaldi é contratado, Morbidelli volta à Minardi (agora com um contrato em tempo integral) e outro italiano, Alessandro Zanardi, substitui Christian em três corridas. Com motores Lamborghini, a equipe fica com um único ponto, empatando com Jordan e Larrousse.
Para 1993, a Minardi recontrata Martini, substituindo o ineficiente Fabrizio Barbazza e mantém Christian Fittipaldi, que definiu o carro (o Minardi M193) como uma "Máquina mortífera". No GP da Itália, Christian protagonizou um looping espetacular ao tocar na traseira do carro de Martini. Mesmo assim, o brasileiro chegou em oitavo. Depois do GP de Portugal, o sobrinho de Emerson Fittipaldi é substituído pelo francês Jean-Marc Gounon, por um motivo: o suporte financeiro do francês era superior ao de Christian
Em 1986, Martini sai da Minardi para dar lugar a Alessandro Nannini e Andrea De Cesaris, ex-Ligier. Novamente, a equipe fica em branco.
No ano de 1987, De Cesaris abandona a Minardi e dá lugar ao espanhol Adrián Campos. Nannini fica no time, mas ele e Campos fazem má temporada e a Minardi, ainda em parceria com a Motori Moderni, continua sem seus sonhados pontos.
Na temporada de 1988, Adrián Campos permanece no time, e com ele outro espanhol, Luis Perez-Sala, é contratado. Campos atuou em apenas cinco corridas (largou em duas e não se classificou para três) e é sacado da equipe para contar com a volta de Pierluigi Martini. Com motores Ford, a Minardi sai da seca de pontos, quando Martini chega em sexto no GP dos EUA.
Martini e Sala permanecem para 1989, e outro piloto italiano, Paolo Barilla, substituiu seu compatriota em uma corrida (GP do Japão). Na temporada, a Minardi viveu seus anos dourados, vendo Martini chegar em quinto no GP da Inglaterra e no GP de Portugal, e em sexto no GP da Austrália. Foi em terras lusitanas que a Minardi realizou sua maior façanha: liderar uma corrida. Foi apenas uma volta, mas "valeu o ingresso".
Em 1990, Martini e Barilla permanecem, mas o último é demitido da equipe após não se classificar para o GP da Espanha. Assim como seus compatriotas, Gianni Morbidelli (substituto de Barilla) não conseguiu somar pontos. Martini conseguiu outro feito: largou na segunda posição em Phoenix, atrás de Gerhard Berger, da McLaren.
Para 1991, a Ferrari fornece motores à Minardi, e o time de Faenza mantém Martini e Morbidelli, que não corre na Austrália - ocupou o lugar de Alain Prost na Ferrari -, dando lugar a Roberto Pupo Moreno.
Em 1992, Martini deixa a Minardi e vai para a Dallara, e o brasileiro Christian Fittipaldi é contratado, Morbidelli volta à Minardi (agora com um contrato em tempo integral) e outro italiano, Alessandro Zanardi, substitui Christian em três corridas. Com motores Lamborghini, a equipe fica com um único ponto, empatando com Jordan e Larrousse.
Para 1993, a Minardi recontrata Martini, substituindo o ineficiente Fabrizio Barbazza e mantém Christian Fittipaldi, que definiu o carro (o Minardi M193) como uma "Máquina mortífera". No GP da Itália, Christian protagonizou um looping espetacular ao tocar na traseira do carro de Martini. Mesmo assim, o brasileiro chegou em oitavo. Depois do GP de Portugal, o sobrinho de Emerson Fittipaldi é substituído pelo francês Jean-Marc Gounon, por um motivo: o suporte financeiro do francês era superior ao de Christian
Minardi, Scuderia Italia e Fondmetal (1994-2000)
1994 marcou o começo da derrocada da Minardi. Martini fica e no lugar de Gounon, é contratado outro veterano: Michele Alboreto, que fracassou na Scuderia Italia. No fatídico San Marino, Alboreto perde um pneu do seu carro, e o artefato atinge um mecânico da Lotus. Dois quintos lugares conquistados por Martini e o sexto lugar de Alboreto em Mónaco foram os melhores desempenhos do time na temporada.
Após tantas lutas, a Minardi voltou ao fundo do grid. Pierluigi Martini, aos 34 anos, mesmo muito respeitado por todos no "circo", estava fora de ritmo, e Giancarlo Minardi o substituiu pelo português Pedro Lamy. O lusitano salvou a pátria na Austrália, com um sexto lugar, ficando à frente de Martini e de Luca Badoer.
Após tantas lutas, a Minardi voltou ao fundo do grid. Pierluigi Martini, aos 34 anos, mesmo muito respeitado por todos no "circo", estava fora de ritmo, e Giancarlo Minardi o substituiu pelo português Pedro Lamy. O lusitano salvou a pátria na Austrália, com um sexto lugar, ficando à frente de Martini e de Luca Badoer.
1996 é considerado um dos piores anos da história da Minardi. Quatro pilotos (Pedro Lamy, Giancarlo Fisichella, Tarso Marques e Giovanni Lavaggi) se revezaram no cockpit. Antes, o japonês Taki Inoue havia assinado com a Minardi, mas um patrocinador cancelou esse contrato. No fim, nada de pontos.
Em 1997, o japonês Ukyo Katayama, vindo da Tyrrell, é contratado pela Minardi, e seu companheiro, no início do certame, foi o estreante Jarno Trulli. Depois do GP do Canadá, Trulli vai para a Prost, e Tarso Marques retorna. Porém, nada dá certo.
Na temporada de 1998, o jovem argentino Esteban Tuero e o japonês Shinji Nakano disputaram o certame, mas eles também não tiveram sucesso. Para 1999, Tuero sai para a volta de Badoer, e Nakano abandona a F-1, dando lugar ao espanhol Marc Gené. No GP do Brasil, o francês Stéphane Sarrazin tem sua chance, mas bate logo em seguida. Badoer perde a chance de pontuar no GP da Europa, quando o motor de seu carro quebrou. Gené marcou o único ponto da equipe após resistir bravamente aos ataques do irlandês Eddie Irvine, da Ferrari.
Em 2000, Gené permanece e o argentino Gastón Mazzacane é contratado. A dupla não agrada e o time, equipado com motores próprios, não pontua
Em 1997, o japonês Ukyo Katayama, vindo da Tyrrell, é contratado pela Minardi, e seu companheiro, no início do certame, foi o estreante Jarno Trulli. Depois do GP do Canadá, Trulli vai para a Prost, e Tarso Marques retorna. Porém, nada dá certo.
Na temporada de 1998, o jovem argentino Esteban Tuero e o japonês Shinji Nakano disputaram o certame, mas eles também não tiveram sucesso. Para 1999, Tuero sai para a volta de Badoer, e Nakano abandona a F-1, dando lugar ao espanhol Marc Gené. No GP do Brasil, o francês Stéphane Sarrazin tem sua chance, mas bate logo em seguida. Badoer perde a chance de pontuar no GP da Europa, quando o motor de seu carro quebrou. Gené marcou o único ponto da equipe após resistir bravamente aos ataques do irlandês Eddie Irvine, da Ferrari.
Em 2000, Gené permanece e o argentino Gastón Mazzacane é contratado. A dupla não agrada e o time, equipado com motores próprios, não pontua
European Minardi (2001-2005)
Já em 2001, Tarso Marques retorna à Minardi, e seu companheiro foi o espanhol Fernando Alonso, que mais tarde seria bicampeão de F-1. No entanto, Tarso tem um desempenho medíocre e é substituído pelo malaio Alex YoonNo começo de 2004, o húngaro Zsolt Baumgartner é contratado pela Minardi, e seu desempenho em relação ao seu companheiro Gianmaria Bruni é um pouco melhor. No final, o último lugar, com um só ponto, conquistado por Baumgartner.
Em sua última temporada, a Minardi contrata o holandês Christijan Albers e o austríaco Patrick Friesacher. No começo, nada muda, mas foi no insípido Grande Prêmio dos Estados Unidos, em Indianápolis, disputado com apenas seis carros, que a equipe conseguiu seu melhor desempenho: Albers chegou em quinto (melhor posição do holandês na carreira) e Friesacher cruzou a linha de chegada em sexto - a melhor posição de chegada do austríaco. Depois do GP inglês, o austríaco, sem mais dinheiro para o caixa do time, é substituído por outro holandês, Robert Doornbos, que não segue os passos de Albers e fica em branco. No fim, a Red Bull compra todo o patrimônio da Minardi, pondo fim a uma história de vinte anos, 38 pontos, 346 corridas, uma volta na liderança, uma largada na primeira fila e uma coleção de erros.
Resultados da Equipe:
Ano | Piloto | Carro | Pontos | Part | NQ | NL | Poles | 1º | 2º | 3º | VMR | Ab | Camp |
1985 | MARTINI Pierluigi | Minardi M185 Mot.Moderni | 0 | 15 | 1 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 12 | 0 |
1986 | DE CESARIS Andrea | Minardi M186 Mot.Moderni | 0 | 15 | 1 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 14 | 0 |
- | NANNINI Alessandro | Minardi M186 Mot.Moderni | 0 | 15 | 1 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 14 | 0 |
1987 | NANNINI Alessandro | Minardi M187 Mot.Moderni | 0 | 16 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 13 | 0 |
- | CAMPOS Adrian | Minardi M187 Mot.Moderni | 0 | 15 | 0 | 1 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 14 | 0 |
1988 | SALA Luis | Minardi M188 Ford C. | 0 | 14 | 2 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 7 | 0 |
- | CAMPOS Adrian | Minardi M188 Ford C. | 0 | 2 | 3 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 1 | 0 |
- | MARTINI Pierluigi | Minardi M188 Ford C. | 1 | 9 | 2 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 4 | 0 |
1989 | MARTINI Pierluigi | Minardi M189 Ford C. | 5 | 15 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 9 | 0 |
- | BARILLA Paolo | Minardi M189 Ford C. | 0 | 1 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 1 | 0 |
- | SALA Luis | Minardi M189 Ford C. | 1 | 12 | 4 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 8 | 0 |
1990 | MORBIDELLI Gianni | Minardi M190 Ford C. | 0 | 2 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 2 | 0 |
- | BARILLA Paolo | Minardi M190 Ford C. | 0 | 8 | 6 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 4 | 0 |
- | MARTINI Pierluigi | Minardi M190 Ford C. | 0 | 16 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 9 | 0 |
1991 | MARTINI Pierluigi | Minardi M191 Ferrari | 6 | 16 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 7 | 0 |
- | MORBIDELLI Gianni | Minardi M191 Ferrari | 0 | 15 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 8 | 0 |
- | MORENO Roberto | Minardi M191 Ferrari | 0 | 1 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 1 | 0 |
1992 | FITTIPALDI Christian | Minardi M192 Lamborghini | 1 | 10 | 3 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 4 | 0 |
- | ZANARDI Alex | Minardi M192 Lamborghini | 0 | 1 | 2 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 1 | 0 |
- | MORBIDELLI Gianni | Minardi M192 Lamborghini | 0 | 15 | 1 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 6 | 0 |
1993 | MARTINI Pierluigi | Minardi M193 Lamborghini | 0 | 8 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 4 | 0 |
- | BARBAZZA Fabrizio | Minardi M193 Lamborghini | 2 | 8 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 5 | 0 |
- | GOUNON Jean-Marc | Minardi M193 Lamborghini | 0 | 2 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 2 | 0 |
- | FITTIPALDI Christian | Minardi M193 Lamborghini | 5 | 14 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 4 | 0 |
1994 | MARTINI Pierluigi | Minardi M194 Ford C. | 4 | 16 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 7 | 0 |
- | ALBORETO Michele | Minardi M194 Ford C. | 1 | 16 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 10 | 0 |
1995 | BADOER Luca | Minardi M195 Ford C. | 0 | 17 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 8 | 0 |
- | LAMY Pedro | Minardi M195 Ford C. | 1 | 8 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 2 | 0 |
- | MARTINI Pierluigi | Minardi M195 Ford C. | 0 | 9 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 5 | 0 |
1996 | LAMY Pedro | Minardi M195B Ford C. | 0 | 16 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 8 | 0 |
- | FISICHELLA Giancarlo | Minardi M195B Ford C. | 0 | 8 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 5 | 0 |
- | MARQUES Tarso | Minardi M195B Ford C. | 0 | 2 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 2 | 0 |
- | LAVAGGI Giovanni | Minardi M195B Ford C. | 0 | 3 | 3 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 1 | 0 |
1997 | MARQUES Tarso | Minardi M197 Hart | 0 | 9 | 0 | 1 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 5 | 0 |
- | TRULLI Jarno | Minardi M197 Hart | 0 | 7 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 3 | 0 |
- | KATAYAMA Ukyo | Minardi M197 Hart | 0 | 17 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 9 | 0 |
1998 | NAKANO Shinji | Minardi M198 Ford C. | 0 | 16 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 6 | 0 |
- | TUERO Esteban | Minardi M198 Ford C. | 0 | 16 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 12 | 0 |
1999 | BADOER Luca | Minardi M01 Ford C. | 0 | 15 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 9 | 0 |
- | SARRAZIN Stephane | Minardi M01 Ford C. | 0 | 1 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 1 | 0 |
- | GENE Marc | Minardi M01 Ford C. | 1 | 16 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 9 | 0 |
2000 | MAZZACANE Gaston | Minardi M02 Fondmetal | 0 | 17 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 5 | 0 |
- | GENE Marc | Minardi M02 Fondmetal | 0 | 17 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 7 | 0 |
2001 | MARQUES Tarso | Minardi PS01 European | 0 | 13 | 1 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 7 | 0 |
- | YOONG Alex | Minardi PS01 European | 0 | 3 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 2 | 0 |
- | ALONSO Fernando | Minardi PS01 European | 0 | 17 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 8 | 0 |
2002 | YOONG Alex | Minardi PS02 Asiatech | 0 | 11 | 3 | 1 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 7 | 0 |
- | DAVIDSON Anthony | Minardi PS02 Asiatech | 0 | 2 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 2 | 0 |
- | WEBBER Mark | Minardi PS02 Asiatech | 2 | 16 | 0 | 1 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 7 | 0 |
2003 | KIESA Nicolas | Minardi PS03 Ford C. | 0 | 5 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 |
- | VERSTAPPEN Jos | Minardi PS03 Ford C. | 0 | 16 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 6 | 0 |
- | WILSON Justin | Minardi PS03 Ford C. | 0 | 11 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 6 | 0 |
2004 | BRUNI Gianmaria | Minardi PS04 Ford C. | 0 | 18 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 9 | 0 |
- | BAUMGARTNER Zsolt | Minardi PS04 Ford C. | 1 | 18 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 7 | 0 |
2005 | FRIESACHER Patrick | Minardi PS05 Cosworth | 3 | 11 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 6 | 0 |
- | ALBERS Christijan | Minardi PS05 Cosworth | 4 | 19 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 5 | 0 |
- | DOORNBOS Robert | Minardi PS05 Cosworth | 0 | 8 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 2 | 0 |
Ano | Equipe |
1985 | Minardi |
1986 | Minardi |
1987 | Minardi |
1988 | Minardi |
1989 | Minardi |
1990 | Minardi |
1991 | Minardi |
1992 | Minardi |
1993 | Minardi |
1994 | Minardi |
1995 | Minardi |
1996 | Minardi |
1997 | Minardi |
1998 | Minardi |
1999 | Minardi |
2000 | Minardi |
2001 | Minardi |
2002 | Minardi |
2003 | Minardi |
2004 | Minardi |
2005 | Minardi |
Pilotos que passaram na equipe:
1985- MARTINI Pierluigi
1986 -DE CESARIS Andrea - NANNINI Alessandro
1987 -CAMPOS Adrian - NANNINI Alessandro
1988 -CAMPOS Adrian - MARTINI Pierluigi - SALA Luis
1989- BARILLA Paolo - MARTINI Pierluigi - SALA Luis
1990- BARILLA Paolo - MARTINI Pierluigi - MORBIDELLI Gianni
1991- MARTINI Pierluigi - MORBIDELLI Gianni - MORENO Roberto
1992- FITTIPALDI Christian - MORBIDELLI Gianni - ZANARDI Alex
1993- BARBAZZA Fabrizio - FITTIPALDI Christian - GOUNON Jean-Marc - MARTINI Pierluigi
1994- ALBORETO Michele - MARTINI Pierluigi
1995- BADOER Luca - LAMY Pedro - MARTINI Pierluigi
1996- FISICHELLA Giancarlo - LAMY Pedro - LAVAGGI Giovanni - MARQUES Tarso
1997- KATAYAMA Ukyo - MARQUES Tarso - TRULLI Jarno
1998- NAKANO Shinji - TUERO Esteban
1999- BADOER Luca - GENE Marc - SARRAZIN Stephane
2000- GENE Marc - MAZZACANE Gaston
2001- ALONSO Fernando - MARQUES Tarso - YOONG Alex
2002- DAVIDSON Anthony - WEBBER Mark - YOONG Alex
2003- KIESA Nicolas - VERSTAPPEN Jos - WILSON Justin
2004- BAUMGARTNER Zsolt - BRUNI Gianmaria
2005- ALBERS Christijan - DOORNBOS Robert - FRIESACHER Patrick
Nenhum Comentario sobre "Minardi"
Postar um comentário