terça-feira, 2 de junho de 2009

Minardi

Categories: , , ,

Todo mundo falando das novas equipes para 2010,mas lendo sobre equipes antigas lembrei de uma que apesar de não ter nenhum grande resultado se mostra muito querida pelos os fãns de F1 que é a Minardi,assim eu vou contar um pouco sobre a historia e a passagem dela na F1 onde ficou mais famosa.

Minardi Formula One (1985-1993)


Em 1985, Giancarlo Minardi, que já era dono de equipe, resolve colocar uma escuderia com o seu sobrenome na F-1. Na primeira temporada, Pierluigi Martini, vindo da Toleman, foi contratado, mas o primeiro carro da Minardi, equipado com motores Motori Moderni, não vingou, e o time de Faenza não somou um único ponto.
Em 1986, Martini sai da Minardi para dar lugar a Alessandro Nannini e Andrea De Cesaris, ex-Ligier. Novamente, a equipe fica em branco.
No ano de 1987, De Cesaris abandona a Minardi e dá lugar ao espanhol Adrián Campos. Nannini fica no time, mas ele e Campos fazem má temporada e a Minardi, ainda em parceria com a Motori Moderni, continua sem seus sonhados pontos.
Na temporada de 1988, Adrián Campos permanece no time, e com ele outro espanhol, Luis Perez-Sala, é contratado. Campos atuou em apenas cinco corridas (largou em duas e não se classificou para três) e é sacado da equipe para contar com a volta de Pierluigi Martini. Com motores Ford, a Minardi sai da seca de pontos, quando Martini chega em sexto no GP dos EUA.
Martini e Sala permanecem para 1989, e outro piloto italiano, Paolo Barilla, substituiu seu compatriota em uma corrida (GP do Japão). Na temporada, a Minardi viveu seus anos dourados, vendo Martini chegar em quinto no GP da Inglaterra e no GP de Portugal, e em sexto no GP da Austrália. Foi em terras lusitanas que a Minardi realizou sua maior façanha: liderar uma corrida. Foi apenas uma volta, mas "valeu o ingresso".
Em 1990, Martini e Barilla permanecem, mas o último é demitido da equipe após não se classificar para o GP da Espanha. Assim como seus compatriotas, Gianni Morbidelli (substituto de Barilla) não conseguiu somar pontos. Martini conseguiu outro feito: largou na segunda posição em Phoenix, atrás de Gerhard Berger, da McLaren.
Para 1991, a Ferrari fornece motores à Minardi, e o time de Faenza mantém Martini e Morbidelli, que não corre na Austrália - ocupou o lugar de Alain Prost na Ferrari -, dando lugar a Roberto Pupo Moreno.
Em 1992, Martini deixa a Minardi e vai para a Dallara, e o brasileiro Christian Fittipaldi é contratado, Morbidelli volta à Minardi (agora com um contrato em tempo integral) e outro italiano, Alessandro Zanardi, substitui Christian em três corridas. Com motores Lamborghini, a equipe fica com um único ponto, empatando com Jordan e Larrousse.
Para 1993, a Minardi recontrata Martini, substituindo o ineficiente Fabrizio Barbazza e mantém Christian Fittipaldi, que definiu o carro (o Minardi M193) como uma "Máquina mortífera". No GP da Itália, Christian protagonizou um looping espetacular ao tocar na traseira do carro de Martini. Mesmo assim, o brasileiro chegou em oitavo. Depois do GP de Portugal, o sobrinho de Emerson Fittipaldi é substituído pelo francês Jean-Marc Gounon, por um motivo: o suporte financeiro do francês era superior ao de Christian

Minardi, Scuderia Italia e Fondmetal (1994-2000)

1994 marcou o começo da derrocada da Minardi. Martini fica e no lugar de Gounon, é contratado outro veterano: Michele Alboreto, que fracassou na Scuderia Italia. No fatídico San Marino, Alboreto perde um pneu do seu carro, e o artefato atinge um mecânico da Lotus. Dois quintos lugares conquistados por Martini e o sexto lugar de Alboreto em Mónaco foram os melhores desempenhos do time na temporada.
Após tantas lutas, a Minardi voltou ao fundo do grid. Pierluigi Martini, aos 34 anos, mesmo muito respeitado por todos no "circo", estava fora de ritmo, e Giancarlo Minardi o substituiu pelo português Pedro Lamy. O lusitano salvou a pátria na Austrália, com um sexto lugar, ficando à frente de Martini e de Luca Badoer.
  1996 é considerado um dos piores anos da história da Minardi. Quatro pilotos (Pedro Lamy, Giancarlo Fisichella, Tarso Marques e Giovanni Lavaggi) se revezaram no cockpit. Antes, o japonês Taki Inoue havia assinado com a Minardi, mas um patrocinador cancelou esse contrato. No fim, nada de pontos.
Em 1997, o japonês Ukyo Katayama, vindo da Tyrrell, é contratado pela Minardi, e seu companheiro, no início do certame, foi o estreante Jarno Trulli. Depois do GP do Canadá, Trulli vai para a Prost, e Tarso Marques retorna. Porém, nada dá certo.
Na temporada de 1998, o jovem argentino Esteban Tuero e o japonês Shinji Nakano disputaram o certame, mas eles também não tiveram sucesso. Para 1999, Tuero sai para a volta de Badoer, e Nakano abandona a F-1, dando lugar ao espanhol Marc Gené. No GP do Brasil, o francês Stéphane Sarrazin tem sua chance, mas bate logo em seguida. Badoer perde a chance de pontuar no GP da Europa, quando o motor de seu carro quebrou. Gené marcou o único ponto da equipe após resistir bravamente aos ataques do irlandês Eddie Irvine, da Ferrari.
Em 2000, Gené permanece e o argentino Gastón Mazzacane é contratado. A dupla não agrada e o time, equipado com motores próprios, não pontua

European Minardi (2001-2005)

Já em 2001, Tarso Marques retorna à Minardi, e seu companheiro foi o espanhol Fernando Alonso, que mais tarde seria bicampeão de F-1. No entanto, Tarso tem um desempenho medíocre e é substituído pelo malaio Alex Yoon
No começo de 2004, o húngaro Zsolt Baumgartner é contratado pela Minardi, e seu desempenho em relação ao seu companheiro Gianmaria Bruni é um pouco melhor. No final, o último lugar, com um só ponto, conquistado por Baumgartner.
Em sua última temporada, a Minardi contrata o holandês Christijan Albers e o austríaco Patrick Friesacher. No começo, nada muda, mas foi no insípido Grande Prêmio dos Estados Unidos, em Indianápolis, disputado com apenas seis carros, que a equipe conseguiu seu melhor desempenho: Albers chegou em quinto (melhor posição do holandês na carreira) e Friesacher cruzou a linha de chegada em sexto - a melhor posição de chegada do austríaco. Depois do GP inglês, o austríaco, sem mais dinheiro para o caixa do time, é substituído por outro holandês, Robert Doornbos, que não segue os passos de Albers e fica em branco. No fim, a Red Bull compra todo o patrimônio da Minardi, pondo fim a uma história de vinte anos, 38 pontos, 346 corridas, uma volta na liderança, uma largada na primeira fila e uma coleção de erros.



Resultados da Equipe:

AnoPilotoCarroPontosPartNQNLPolesVMRAbCamp
1985MARTINI PierluigiMinardi M185 Mot.Moderni0151000000120
1986DE CESARIS AndreaMinardi M186 Mot.Moderni0151000000140
-NANNINI AlessandroMinardi M186 Mot.Moderni0151000000140
1987NANNINI AlessandroMinardi M187 Mot.Moderni0160000000130
-CAMPOS AdrianMinardi M187 Mot.Moderni0150100000140
1988SALA LuisMinardi M188 Ford C.014200000070
-CAMPOS AdrianMinardi M188 Ford C.02300000010
-MARTINI PierluigiMinardi M188 Ford C.19200000040
1989MARTINI PierluigiMinardi M189 Ford C.515000000090
-BARILLA PaoloMinardi M189 Ford C.01000000010
-SALA LuisMinardi M189 Ford C.112400000080
1990MORBIDELLI GianniMinardi M190 Ford C.02000000020
-BARILLA PaoloMinardi M190 Ford C.08600000040
-MARTINI PierluigiMinardi M190 Ford C.016000000090
1991MARTINI PierluigiMinardi M191 Ferrari616000000070
-MORBIDELLI GianniMinardi M191 Ferrari015000000080
-MORENO RobertoMinardi M191 Ferrari01000000010
1992FITTIPALDI ChristianMinardi M192 Lamborghini110300000040
-ZANARDI AlexMinardi M192 Lamborghini01200000010
-MORBIDELLI GianniMinardi M192 Lamborghini015100000060
1993MARTINI PierluigiMinardi M193 Lamborghini08000000040
-BARBAZZA FabrizioMinardi M193 Lamborghini28000000050
-GOUNON Jean-MarcMinardi M193 Lamborghini02000000020
-FITTIPALDI ChristianMinardi M193 Lamborghini514000000040
1994MARTINI PierluigiMinardi M194 Ford C.416000000070
-ALBORETO MicheleMinardi M194 Ford C.1160000000100
1995BADOER LucaMinardi M195 Ford C.017000000080
-LAMY PedroMinardi M195 Ford C.18000000020
-MARTINI PierluigiMinardi M195 Ford C.09000000050
1996LAMY PedroMinardi M195B Ford C.016000000080
-FISICHELLA GiancarloMinardi M195B Ford C.08000000050
-MARQUES TarsoMinardi M195B Ford C.02000000020
-LAVAGGI GiovanniMinardi M195B Ford C.03300000010
1997MARQUES TarsoMinardi M197 Hart09010000050
-TRULLI JarnoMinardi M197 Hart07000000030
-KATAYAMA UkyoMinardi M197 Hart017000000090
1998NAKANO ShinjiMinardi M198 Ford C.016000000060
-TUERO EstebanMinardi M198 Ford C.0160000000120
1999BADOER LucaMinardi M01 Ford C.015000000090
-SARRAZIN StephaneMinardi M01 Ford C.01000000010
-GENE MarcMinardi M01 Ford C.116000000090
2000MAZZACANE GastonMinardi M02 Fondmetal017000000050
-GENE MarcMinardi M02 Fondmetal017000000070
2001MARQUES TarsoMinardi PS01 European013100000070
-YOONG AlexMinardi PS01 European03000000020
-ALONSO FernandoMinardi PS01 European017000000080
2002YOONG AlexMinardi PS02 Asiatech011310000070
-DAVIDSON AnthonyMinardi PS02 Asiatech02000000020
-WEBBER MarkMinardi PS02 Asiatech216010000070
2003KIESA NicolasMinardi PS03 Ford C.05000000000
-VERSTAPPEN JosMinardi PS03 Ford C.016000000060
-WILSON JustinMinardi PS03 Ford C.011000000060
2004BRUNI GianmariaMinardi PS04 Ford C.018000000090
-BAUMGARTNER ZsoltMinardi PS04 Ford C.118000000070
2005FRIESACHER PatrickMinardi PS05 Cosworth311000000060
-ALBERS ChristijanMinardi PS05 Cosworth419000000050
-DOORNBOS RobertMinardi PS05 Cosworth08000000020
AnoEquipe
1985Minardi
1986Minardi
1987Minardi
1988Minardi
1989Minardi
1990Minardi
1991Minardi
1992Minardi
1993Minardi
1994Minardi
1995Minardi
1996Minardi
1997Minardi
1998Minardi
1999Minardi
2000Minardi
2001Minardi
2002Minardi
2003Minardi
2004Minardi
2005Minardi

Pilotos que passaram na equipe:

Ano     Pilotos
1985- MARTINI Pierluigi
1986 -DE CESARIS Andrea - NANNINI Alessandro
1987 -CAMPOS Adrian - NANNINI Alessandro
1988 -CAMPOS Adrian - MARTINI Pierluigi - SALA Luis
1989- BARILLA Paolo - MARTINI Pierluigi - SALA Luis
1990- BARILLA Paolo - MARTINI Pierluigi - MORBIDELLI Gianni
1991- MARTINI Pierluigi - MORBIDELLI Gianni - MORENO Roberto
1992- FITTIPALDI Christian - MORBIDELLI Gianni - ZANARDI Alex
1993- BARBAZZA Fabrizio - FITTIPALDI Christian - GOUNON Jean-Marc - MARTINI Pierluigi
1994- ALBORETO Michele - MARTINI Pierluigi
1995- BADOER Luca - LAMY Pedro - MARTINI Pierluigi
1996- FISICHELLA Giancarlo - LAMY Pedro - LAVAGGI Giovanni - MARQUES Tarso
1997- KATAYAMA Ukyo - MARQUES Tarso - TRULLI Jarno
1998- NAKANO Shinji - TUERO Esteban
1999- BADOER Luca - GENE Marc - SARRAZIN Stephane
2000- GENE Marc - MAZZACANE Gaston
2001- ALONSO Fernando - MARQUES Tarso - YOONG Alex
2002- DAVIDSON Anthony - WEBBER Mark - YOONG Alex
2003- KIESA Nicolas - VERSTAPPEN Jos - WILSON Justin
2004- BAUMGARTNER Zsolt - BRUNI Gianmaria
2005- ALBERS Christijan - DOORNBOS Robert - FRIESACHER Patrick
 

Gostou do post??? Envie para um amigo!

Posts Relacionados

Nenhum Comentario sobre "Minardi"

Postar um comentário