sexta-feira, 29 de maio de 2009

Novas equipes ano que vem pode facilitar brasileiros

Categories: , , ,

As dez equipes que disputam o Mundial de Fórmula 1 desta temporada recuaram e oficializaram a inscrição para a próxima temporada da categoria nesta sexta-feira, data limite para a medida. No mesmo dia, três novos times solicitaram a entrada na disputa, entre eles a Litespeed, equipe do piloto brasileiro Victor Corrêa na Fórmula 3 inglesa.
"Quando eu estiver na porta para entrar na Fórmula 1, pode ser mais fácil de conseguir uma vaga se eu ainda contar com o apoio deles. Seria uma coisa legal de acontecer", disse o piloto, 19 anos, em entrevista direto de Rockingham, palco da quinta e da sexta etapa da categoria que já recebeu nomes como Jackie Stewart e Ayrton Senna.
No ano passado, Victor Corrêa disputou a Fórmula Ford. Atualmente, ele é o quarto colocado na classe National da Fórmula 3 inglesa. A meta do piloto é passar para a International e em seguida competir na GP2, porta de entrada para a principal categoria do automobilismo. O brasileiro sonha com a chance de correr na Fórmula 1, mas não quer queimar etapas mesmo com a possível presença da Litespeed no circo.
"Essa sequência seria os passos corretos. Acredito que o processo de formação é essencial. Não adianta pular etapas e chegar cru. Tem que seguir o caminho certo", disse o mineiro, que soube da intenção de sua equipe há duas semanas, através dos membros do próprio time. "Fiquei feliz com a notícia e espero que dê tudo certo. É legal ter o apoio deles", completou.
A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) estabeleceu um teto orçamentário de aproximadamente R$ 127 milhões durante a próxima temporada. Os times que respeitarem o limite ganham mais liberdade técnica para trabalhar, como testes ilimitados antes do campeonato e permissão para usar asas dianteira e traseira flexíveis.
Segundo Victor Corrêa, o interesse da Litespeed foi motivado pelo novo regulamento. "O teto propiciou a entrada não apenas da minha equipe, mas também das outras novatas. Essa possibilidade viabiliza a entrada de times sem tanto orçamento como as grandes marcas. Pode ser um bom caminho para a Fórmula 1", disse. Outras equipes qus solicitaram a inscrição foram Campos Meta 1, Lola, Prodrive e USF1.
Unidos na Associação das Equipes (Fota, sigla em inglês para Formula One Teams Association) os dez times que disputam a Fórmula 1 se declararam contrários à proposta da FIA e ameaçaram boicotar a categoria. As escuderias voltaram atrás, mas condicionaram a confirmação da inscrição à adoção de um regulamento único na renovação do chamado Pacto de Concórdia, que deve ser feita até o dia 12 de junho.
Com a continuidade das atuais dez equipes e a solicitação de entrada de mais cinco times, a próxima temporada da Fórmula 1 teria um total de 15 escuderias, o que supera o limite estabelecido pela própria FIA para 2010. Segundo a entidade, serão permitidos um máximo de 13 equipes e 26 carros no grid.
Fonte:Esportes Terra

Gostou do post??? Envie para um amigo!

Posts Relacionados

Nenhum Comentario sobre "Novas equipes ano que vem pode facilitar brasileiros"

Postar um comentário